“Currículo
é a experiência, conhecimentos e saberes que se espera fazer aprender na escola
de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado
tempo e contexto. Entende-se também que currículo é também uma questão de
identidade. Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimentos."
Hoje
são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo,
quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos
que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular, devemos, aliar tecnologia e
currículo e potencializar a transformação em sala de aula, pois esta aliança
gera aprendizagem ativa, uma vez que os alunos se identificam muito mais com
aulas em que a tecnologia é utilizada e desta forma rompem com a linearidade do
pensamento e aprendem novas e múltiplas linguagens.
As
tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de
atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de
idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do
conhecimento. O responsável por esse elo é o professor. Ele fará o entendimento
e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando
e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender,
interagir com o meio em que vive.
A noção
de currículo contempla a diversidade cultural, a construção da identidade e da
subjetividade no espaço de aula, a interação professor-aluno, nas relações
pessoais e sociais, históricas e políticas.
Nesse
contexto, “desenvolver projetos no âmbito do currículo escolar requer
atualização da parte dele e conhecimento com as tecnologias, a ser inseridas em
suas metodologias de ensino. Mas é preciso levar em conta a proposta curricular
da escola, os interesses do aluno, às possibilidades, para propor uma nova
prática pedagógica através de projetos”.
Pensando
assim, “professores e alunos participam de um processo de produção do “saber”.
São co-autores de projetos quando participam juntos da elaboração, execução e
avaliação das idéias e práticas adotadas na escola. Assim, as tecnologias
servem de base para inovar a prática pedagógica adaptada ao currículo. “
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